No fim do ano passado, Baleia Rossi participou do jantar organizado pelo Grupo Prerrogativas. O presidente do MDB conversou com Lula e outros nomes do PT. Apesar de minimizar o encontro, nomes da terceira via acreditam que a sigla irá se unir ao Partido dos Trabalhadores.
Não é segredo para ninguém que lideranças do MDB no Nordeste querem estar ao lado do ex-presidente. Há também uma ala que defende apoio para um candidato da terceira via. Simone Tebet é tratada por grande parte dos filiados da legenda como apenas uma tentativa de garantir o cargo de vice. Nada além disso.
Baleia Rossi e a cúpula do partido não vão assumir que a chance da senadora ser candidata ao cargo de presidente é quase nula. Porém, todos possuem convicção que a agremiação apostará em alguém de outro partido. E Lula é o predileto da maioria. E os pré-candidatos da terceira via sabem disso.
Leia mais:
1 – Míriam Leitão detona Bolsonaro por trazer médico das Bahamas: “Exagerado. Não pareceu grave”
2 – Ernesto Araújo diz a Bannon que mesmo os partidos de direita são influenciados pela China
3 – Dados mostram as fake news disseminadas nos três anos de mandato
Baleia Rossi tenta equilibrar o partido
O deputado federal sabe que o MDB não tem a mesma força do passado dentro do Congresso. Há enorme medo que a sigla se encolha ainda mais em 2022 e perca poder de negociação. Por isso ele, assim como seus colegas, entende que não podem errar nas eleições deste ano.
Só que dificilmente a sigla chegará em um consenso. Se escolher algum candidato, a tendência é que ocorra uma debandada. Por isso a tendência é que a legenda opte por ser independente e deixe os diretórios estaduais formarem suas alianças. Por outro lado, caso escolha um candidato, a tendência é que seja Lula. E isso tem preocupado a terceira via.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link