Recentemente, lideranças do MDB fizeram chegar ao Palácio do Planalto sua inclinação favorável à eventual indicação do advogado petista Marco Aurélio de Carvalho para o Ministério da Justiça, substituindo Flávio Dino.
Nos bastidores, figuras como o deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e o senador Renan Calheiros manifestaram esse apoio nos últimos dias, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Essa sinalização de apoio a Marco Aurélio, vinda de Renan e Baleia, surpreendeu alguns integrantes do Planalto, já que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também demonstrou interesse na vaga de Dino.
Próximo de Lula e coordenador do Prerrogativas, grupo de advogados com posicionamento contrário à Lava Jato, Marco Aurélio é o nome que angaria mais apoio no PT para suceder Dino. Ele recebeu manifestações públicas de apoio de deputados, líderes de movimentos sociais, membros históricos do partido e juristas vinculados à legenda.
Além disso, o respaldo ao nome de Carvalho unificou as tendências dentro do PT após a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, reafirmar sua liderança na sigla.
Vale destacar também que, na última quinta-feira (14), um grupo de 72 advogados assinou um manifesto em apoio à indicação de Marco Aurélio para o Ministério da Justiça.
O posicionamento ocorreu um dia após o Senado Federal aprovar Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com 47 votos favoráveis e 31 contrários. A posse está prevista para 22 de fevereiro.