O Banco Central (BC) informou hoje que aconteceu um vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento. De acordo com o BC, houve falhas pontuais no sistemas da empresa.
O BC disse em nota, que os dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário como senhas, saldos e informações de movimentações não foram vazados. As únicas informações expostas são cadastrais, que não possibilitam a movimentação da conta, segundo o BC.
Os dados foram vazados de 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações expostas são nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da conta e da agência.
As chaves Pix servem para identificação da conta e assim facilitar transações. Elas podem ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou até uma chave aleatória.
Leia mais:
1- Mesmo com Ciro nanico em pesquisas, PDT lança pré-candidatura
2- Detonado por Lula, Moro tenta ensinar imprensa a entrevistar petista
3- Paulo Coelho manda indireta para Moro e explica que Lula não deve debater com “despreparados”
Pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas pelo aplicativo ou pelo internet banking
As pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas apenas pelo aplicativo da Acesso ou por meio do internet banking, de acordo com o BC. Não haverá tentativa de comunicação por telefone, mensagens, SMS ou e-mail.
A Acesso Soluções de Pagamento é uma instituição financeira que tem serviços como banco digital, cartões recarregáveis e plataformas financeiras.
O BC afirmou ter adotado ações necessárias para investigar o caso e poderá aplicar as sanções previstas no regulamento do Pix, que podem ser multa, suspensão ou até exclusão do sistema.
Esse é o segundo incidente de vazamento de informações do PIX revelado pelo BC. Em setembro do ano passado, a instituição comunicou o vazamento de chaves do PIX que estavam sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.