Os bancos brasileiros só irão conceder crédito para frigoríficos e matadouros que cumprirem protocolos de combate ao desmatamento ilegal. A informação é do Estadão.
De acordo com o acordo aprovado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos só poderão conceder empréstimos para frigoríficos e matadouros que comprovarem que não compram gado de abate proveniente de áreas de desmate ilegal da Amazônia e do Maranhão.
A decisão vale para fornecedores diretos e indiretos. O acordo, que tem até o momento 21 bancos signatários, será divulgado nesta terça-feira (30).
“Para promover a adoção dessas práticas, as instituições financeiras definirão os planos de adequação, incentivos e consequências cabíveis”, diz um trecho do documento.
As instituições financeiras terão de exigir dos seus clientes a implementação de um sistema de rastreabilidade e monitoramento até dezembro de 2025. Ou seja, só terá empréstimos desses 21 bancos quem cumprir a exigência.
“Como um setor estratégico, os bancos não poderiam ficar inertes e apenas acompanhar a distância, um tema crucial para esta e as próximas gerações”, afirmou o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Veja a lista dos bancos signatários:
- Banco ABC Brasil S.A.
- Banco Bradesco S.A.
- Banco BTG Pactual S.A.
- Banco Citibank S.A.
- Banco Cooperativo Sicredi S.A.
- Banco Daycoval S.A.
- Banco do Brasil S.A.
- Banco do Estado do Pará S.A.
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
- Banco do Nordeste do Brasil S.A.
- Banco Fibra S. A.
- Banco Mercantil do Brasil S.A.
- Banco Original S.A.
- Banco PAN S.A.
- Banco Safra S.A.
- Banco Santander Brasil S.A.
- Banco Toyota do Brasil S.A.
- Banco Votorantim S.A.
- Caixa Econômica Federal
- China Construction Bank Banco Múltiplo S.A.
- Itaú Unibanco S.A.