O ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon, deixou a prisão nesta terça (29) e já começou a espalhar fake news e teorias da conspiração sobre as eleições do país. Ele afirmou que a vitória de Joe Biden foi “roubada” em 2020 e que democratas estariam agindo novamente para impedir a vitória do republicano.
Ele sugeriu que Trump “saia e fale com seus eleitores” durante a contagem de votos, o que amplia o temor de democratas sobre a possibilidade do republicano se declarar vencedor sem que os votos sejam totalmente contabilizados.
“Trump deve informar o que está ocorrendo e não deixar as pessoas no escuro. E dizer onde estão os votos. Não estamos dispostos a ver uma repetição de 2020”, afirmou Bannon nesta terça, alegando querer que “a vontade do povo esteja protegida”.
Repetindo o discurso de outros políticos de extrema-direita condenados, ele disse ter sido um “prisioneiro político” e chamou o governo de Biden de “regime”. Ele ainda afirmou, sem provas, que os democratas estão contratando advogados para tentar fraudar a eleição.
“Os democratas não vão desistir. Eles entende que não podem vencer. Por isso contratam advogados. Não queremos uma reprise de 2020. Vão tentar anular a eleição e deslegitimar a vitória de Trump”, prosseguiu o estrategista.
Bannon estava preso por não cumprir ordens e se recusar a colaborar com uma investigação do Congresso dos Estados Unidos sobre o ataque ao Capitólio em janeiro de 2021. Ele foi condenado a quatro meses de prisão em 2022 e recorreu da sentença, sendo obrigado a ir para a cadeia somente em julho deste ano.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line