A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais, neste sábado (22), para comentar as críticas ao filme da “Barbie”, que estreou nos cinemas na última quinta-feira (20).
O longa tem enfurecido políticos e religiosos conservadores que dizem que a produção da Warner contraria valores cristãos e é de esquerda. Tudo isso porque “Barbie” retrata o feminismo e a luta das mulheres por direitos iguais.
“Filme da Barbie que vem sendo criticado por conservadores por conta do feminismo mostra como a luta pelo protagonismo das mulheres e a ocupação de espaços de poder ainda é longa”, afirmou Gleisi.
“A nomeação de mulheres em cargos importantes pelo governo e a ressignificação do papel da primeira dama, que vem sendo colocada por Janja, contribuem pra combater o machismo na mídia, na política e na sociedade. E isso incomoda muuuito! É uma jornada que precisamos perseguir dia a dia, aliada ao enfrentamento à violência de gênero”, completou.
Filme da Barbie que vem sendo criticado por conservadores por conta do feminismo mostra como a luta pelo protagonismo das mulheres e a ocupação de espaços de poder ainda é longa. A nomeação de mulheres em cargos importantes pelo governo e a ressignificação do papel da primeira…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 22, 2023
Após o lançamento do filme, diversos políticos bolsonaristas passaram a fazer campanha contra a atração. A deputada estadual de Minas Gerais, Alê Portela, do partido de Jair Bolsonaro (PL), chegou a pedir para os pais não levarem crianças ao cinema, embora o filme tenha classificação indicativa para 12 anos no Brasil. Ela compartilhou uma publicação no seu perfil do Instagram apontando que o filme faz uma “inversão de valores”.
“Podemos pensar que um filme baseado nessa personagem seria voltado para o público infantil e familiar, destacando a feminilidade. No entanto, essa suposição está errada”, afirmou, lançando a campanha de boicote nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Apesar das críticas e incômodo do público mais conservador, “Barbie” já é um grande sucesso. Somente na estreia, o longa protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling arrecadou cerca de R$ 22,9 milhões e foi assistido por 1,18 milhão de pessoas, segundo dados da Comscore.
“Barbie” perdeu apenas para a abertura de “Vingadores: Ultimato”, de 2019, que faturou R$ 29,9 milhões no lançamento, com um público de 1,64 milhão de pessoas.