Barroso elogia eleição em Portugal: ‘Ninguém questionou resultado’

Atualizado em 31 de janeiro de 2022 às 20:04
Barroso
Presidente do TSE elogia a organização das eleições em Portugal

Durante o final de semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Portugal para participar como observador nas eleições.

Segundo o TSE, Barroso foi para Lisboa a convite da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e seguiu a programação da instituição com visita aos locais de votação, à Assembleia de voto na capital do país e o acompanhamento dos resultados.

Hoje (31), o ministro disse no Twitter ter assistido um “show de organização e democracia” e que ninguém “questionou o resultado” das eleições.

“Em Portugal, como observador das eleições, vi um show de organização e democracia”, disse o ministro na rede social.

Em Portugal, foram realizadas eleições legislativas. Agora, os deputados eleitos irão determinar quem será o próximo primeiro-ministro português. O Partido Socialista, liderado por Antonio Costa, atual primeiro-ministro, foi o vencedor tendo apoio da maioria no Parlamento. O resultado das eleições contraria o que indicavam as pesquisas.

“Pesquisas indicavam empate técnico, mas o Partido Socialista obteve maioria absoluta. Ninguém questionou o resultado. Um exemplo de respeito e civilidade para o mundo”, escreveu Barroso no Twitter.

Leia mais

1- Membros do PT estão buscando evitar riscos

2- Segurança de Lula é reforçada para evitar atentado de bolsonaristas e fãs de Moro

3- MP denuncia preparador de elenco da Globo por importunação sexual

Barroso deixará a cargo em fevereiro

Sendo presidente do TSE, Barroso defende a segurança do processo eleitoral brasileiro. O ministro desmentiu diversas vezes acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas serem passíveis de fraude.

Barroso foi responsável por conduzir as eleições municipais de 2020 e deixará o comando da Corte em 28 de fevereiro. O ministro do STF Edson Fachin assumirá durante as eleições de outubro.