O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajou para Detroit, Michigan, na última sexta-feira (12), onde discursou firmemente em um comício, fazendo piadas sobre si mesmo e críticas ao seu adversário Donald Trump.
As declarações do democrata ocorrem em meio à crescente pressão para que ele abandone a disputa pela reeleição contra o ex-presidente Donald Trump, após uma série de gafes que tem cometido.
Em dado momento, Biden recordou quando Trump elogiou o presidente russo, Vladimir Putin, pela invasão à Ucrânia e destacou que, apesar disso, as pessoas se concentram em suas próprias gafes e trocas de nomes.
“Quando aquele açougueiro do Putin, que eu conheço há muito tempo, invadiu a Ucrânia, isso foi o que Trump disse (eu não estou inventando isso também): ele o chamou de gênio e disse que [aquilo] era maravilhoso”, afirmou Biden. “Mas as pessoas preferem falar sobre a minha troca de nomes”.
BREAKING: President Biden was just greeted in the critical swing of Michigan with thunderous applause and chants of “Don’t quit Joe”. The media might not report this, but Democrats are excited to reelect President Biden. Retweet so all Americans see this. pic.twitter.com/NbeM47O648
— Biden’s Wins (@BidensWins) July 12, 2024
Biden listou ainda uma série de processos judiciais enfrentados por Trump, chamando-o de “criminoso condenado”. Ele mencionou desde o caso de suborno envolvendo uma atriz pornô até as acusações de agressão sexual feitas pela jornalista E. Jean Carroll, pelas quais o republicano foi judicialmente obrigado a pagar indenizações.
O presidente também trouxe à tona a proibição de Trump de realizar negócios em Nova York devido à falsificação de informações sobre seu patrimônio, além dos processos em curso relacionados à apropriação indevida de documentos confidenciais do Estado e ao seu papel na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
“Donald Trump é um criminoso condenado. Ele foi condenado por um júri por 34 acusações por subornar uma atriz pornô e esconder dos eleitores em 2016. Donald Trump foi considerado culpado de agressão sexual por um juiz que disse (…): ‘O Sr. Trump tenta minimizar abuso sexual, considerando isso frívolo. O sr. Trump estuprou ela'”, declarou Biden, ressaltando que “isso é o juiz falando, não eu”. “Estuprou ela, como muitas pessoas entendem a palavra estupro.”