Foi iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (06), a nona Cúpula das Américas, a qual contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo publicado na manhã desta sexta-feira (10), Joe Biden divulgou mensagem dando bem-vindas ao líderes do continente americano (América Central, Latina e do Norte) para o evento. No entanto, no discurso, não é citado nem o chefe do Estado brasileiro nem o país.
Foram citados os países Chile e Canadá.
Assista ao vídeo:
It’s an honor to welcome leaders from across the Western Hemisphere for the ninth Summit of the Americas. pic.twitter.com/qdM4h6zJkM
— President Biden (@POTUS) June 10, 2022
A defesa da democracia é um dos pontos destacados pela reunião e devem ser firmados compromissos nas áreas de energia, imigração, inclusão digital e saúde pública, no encontro que tem previsão para chegar ao fim ainda nesta sext-afeira.
Na última quinta-feira (09), o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu por volta de meia hora com Biden. Na conversa foram debatidos diversos temas, como a questão da Amazônia. O chefe de Estado americano teria concordado com a visão de Bolsonaro sobre o território, segundo o próprio presidente.
Bolsonaro tem incentivado além da exploração agropecuária na região como o garimpo e a grilagem ilegal nas terras indígenas e em preservação. “Falamos abertamente sobre a Amazônia, depois reservadamente também, ele concorda conosco, ela é muito grande, o Brasil é um exemplo para a preservação ambiental como um todo”, disse ele.
“Ele está preocupado, falei sobre as minhas preocupações sobre as consequências da guerra, as consequências para o mundo. Todos sabem que ele quer uma solução, eu também quero, foi sinalizada uma fresta ali aberta que comungamos da mesma percepção”, comentou Bolsonaro sobre o debate em relação a Guerra na Ucrânia. No inicio do confronto, Bolsonaro chegou a se reunir com Vladmir Putin, em Moscou.