Biden diz que situação no Brasil é “ultrajante”; democratas pedem fim de “refúgio” de Bolsonaro nos EUA

Atualizado em 8 de janeiro de 2023 às 20:25
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Foto: Reprodução/Reuters/Mohamad Torokmanio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que a violência dos apoiadores no Brasil do ex-presidente Jair Bolsonaro é “terrível”.

Deputados democratas também usaram as redes sociais para pedir que os EUA não deem mais “refúgio” a Bolsonaro, que está de “férias” na Flórida.

“Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, escreveu o presidente dos EUA nas redes sociais.

O deputado Jamie Raskin afirmou que “as democracias do mundo devem agir rapidamente para deixar claro que não haverá apoio para insurgentes de direita que invadem o Congresso brasileiro”.

“Esses fascistas que se modelam após os manifestantes de 6 de janeiro de Trump devem terminar no mesmo lugar: a prisão”, escreveu.

“Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, disse a deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

“Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”.