O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quer agilizar o encontro com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) pela Casa Branca. Com informações da Folha de S.Paulo.
De acordo com o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, o governo americano já fez contato com membros da equipe de transição do petista para acertar uma reunião presencial entre os dois líderes.
O presidente americano foi um dos primeiros a parabenizar Lula pela vitória no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro. Poucas horas após o Tribunal Superior Eleitoral anunciar a vitória do petista, a Casa Branca enviou uma nota na qual afirmava que as eleições brasileiras foram justas.
“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua vitória como o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”, disse a nota enviada pelo presidente americano.