O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, participou do encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros e empresários com Elon Musk, o que causou constrangimento em alguns magistrados do STF. A informação é do jornalista Josias de Souza, do UOL.
Segundo a reportagem, os ministros consideraram o comportamento de Toffoli “insensato”, “impróprio” e uma “bola fora”. Isto porque o chefe do executivo federal tem feito ataques constantes contra o STF e também contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em sua defesa, Dias Toffoli alegou que apenas esteve presente em um evento que dava a concepção do Conecta Amazônia, plano que trouxe Elon Musk para o Brasil. O projeto nasceu de uma parceria do Ministério das Comunicações com o Conselho Nacional de Justiça, no qual o ministro do Supremo presidiu entre 2018 e 2020.
No entanto, tal justificativa não convenceu seus companheiros de STF. Na avaliação deles, Toffoli não compreendeu qual a função do seu cargo, porque estava confraternizando com Bolsonaro poucos dias depois de rejeitar uma notícia-crime do mandatário contra Alexandre de Moraes.
Inclusive, na última sexta-feira (20), o presidente da República criticou Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. “Temos três ministros que infernizam não só o presidente, mas o Brasil: Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes”.