Bolsonarista da bancada evangélica: Quem é o pastor que substitui Dallagnol na Câmara

Atualizado em 18 de maio de 2023 às 9:26
Pastor Itamar Paim (PL), deputado federal. Foto: reprodução

Após a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná anunciou que o pastor Itamar Paim (PL), de 49 anos, ficará com a vaga no Congresso. Tendentes ao bolsonarismo, tanto o ex-deputado quanto o novo reforçam a bancada evangélica.

Com essa mudança, o Partido Liberal chega a 100 representantes na casa legislativa, o que não significa grandes alterações na linha dogmática entre os parlamentares. Paim recebeu 47.052 votos em sua campanha à Câmara em 2022, sendo pastor na 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Nascido em Paranaguá, declarou à Justiça Eleitoral R$ 300 mil em bens.

Crítico ao Tribunal Superior Eleitoral, e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Paim escreveu em nota em seu Instagram que não esperava assumir a vaga do ex-deputado Dallagnol, mas que compartilha de bandeiras com o lavajatista: “Entendo, inclusive, que temos pautas em comum, como por exemplo, o combate a corrupção e a defesa dos valores da família e da vida, entre outros temas conservadores”.

Após sua campanha, em 2022, a conta do pastor bolsonarista no Instagram contava com raros posts sobre política, tendo a atenção voltada para as publicações religiosas. “Com toda sinceridade, não esperava assumir a função parlamentar desta maneira”, escreveu.

Por que PL e não Podemos? 

Inicialmente, a vaga de Deltan Dallagnol ficaria com seu colega de partido, Luiz Carlos Hauly, mas com a retotalização dos eleitos, o TRE-PR entendeu que o representante do Podemos não atingiu o coeficiente mínimo para ser eleito, que recebeu apenas 11.925 votos. A vaga então ficou com o suplente mais votado, o pastor Itamar Paim.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link