Eleito prefeito em Guarulhos (SP) no último domingo (27), o bolsonarista Lucas Sanches (PL) é alvo de duas investigações: uma por suspeita de rachadinha e outra por ameaça e agressão contra ex-assessor. Atualmente vereador, ele foi denunciado à Polícia Civil e à Câmara Municipal da cidade.
O bolsonarista foi denunciado por Caíque Marcatt, seu ex-assessor, que o acusa de ter operado um esquema de desvio de recursos entre 2021 e 2024 com funcionários fantasmas. Ele diz que ao menos cinco pessoas foram contratadas e nunca apareceram para trabalhar.
Ao procurar a polícia para denunciar a prática, ele disse ter recebido ameaças de Sanches e de Carlos Santiago, atual vereador de Itaquaquecetuba (SP) e eleito para o mesmo cargo em Guarulhos. Marcatt alegou ter procurado autoridades por temer pela segurança de sua família.
Segundo o portal UOL, Marcatt afirmou, em depoimento à polícia, que recebeu uma ameaça dizendo que “só sairia da campanha morto”. Cerca de um mês depois ele e o jornalista Valmir Pimenta foram agredidos com um cabo de enxada em Guarulhos.
Na ocasião, o ex-assessor relatou ter sofrido uma tentativa de homicídio a mando de Sanches e contou que foi salvo pelos seguranças de uma padaria. Ele também protocolou uma representação na Câmara Municipal de Guarulhos por quebra de decoro contra o vereador, mas o documento nunca foi analisado e será descartado após o bolsonarista assumir a prefeitura.
O prefeito eleito nega as acusações e processou o ex-assessor por calúnia, mas a ação foi rejeitada pela 1ª Vara Criminal de Guarulhos, que alegou que as o caso ainda está sendo apurado. Os inquéritos sobre a rachadinha e a agressão estão em curso e tramitam em sigilo.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line