Bolsonaristas disseminam na web áudio fake em que Lula fala em matar Palocci

Atualizado em 16 de setembro de 2022 às 20:30
Ex-ministro da Casa Civil do Brasil, Antonio Palocci e ex-presidente e candidato Lula (PT). Foto: Reprodução

Os bolsonaritstas refizeram circular nas redes sociais um áudio nesta sexta-feira (16) em que Lula (PT) critica seus aliados pela falta de ação em relação ao ex-ministro da economia Antonio Palocci: “Ninguém teve a competência e a coragem de acabar com esse cara. E nós vamos nos lascar […] Agora não adianta mais nada”, diz no áudio.

O áudio é claramente uma imitação e não há registro de declaração dada por Lula.

O Estadão promoveu uma checagem e, de acordo com o que foi constatado, é mais uma fake news bolsonarista:É falsa uma montagem de vídeos e áudios que circula no Twitter em que o ex-presidente Lula supostamente ameaça o ex-ministro Antonio Palocci. O áudio aparece na montagem após vídeos que mostram uma entrevista com Lula e um depoimento de Palocci no qual ele acusa o ex-presidente de receber dinheiro e imóveis para sua “aposentadoria”.

“O vídeo, além de utilizar um áudio falso, retira de contexto outros conteúdos para induzir a uma interpretação enganosa sobre acusações ao ex-presidente Lula sem mencionar o desfecho das denúncias realizadas, que já foram arquivadas pela Justiça ou tiveram a condenação anulada. Em um dos processos, o Supremo Tribunal Federal decidiu excluir o depoimento de Palocci dos autos”.

Conforme publicado no Yahoo, uma busca no Google, no entanto, por “áudio Lula Palocci” direcionou a checagens de outras agências feitas em anos anteriores. Em 2017 e em 2019, boatos atribuindo o áudio a Lula já haviam circulado e sido desmentido por agências de checagem.

Em 2017, algumas das publicações afirmaram que o áudio se tratava de uma ligação interceptada entre Lula e o ex-presidente do PT Rui Falcão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link