Bolsonaristas falam em contratar assassino para matar Moraes

Atualizado em 29 de agosto de 2024 às 19:36
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Bolsonaristas têm sugerido o assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após sua intimação ao bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Na própria plataforma, usuários de extrema-direita sugerem que o magistrado seja morto após ameaçar suspender a rede social no país.

Um dos perfis, identificado como Otávio, questiona quanto o “Wagner Group” (o Grupo Wagner, organização paramilitar da Rússia) cobraria para “passar o careca”. Outro sugere que o próprio empresário contrate alguém para assassiná-lo (veja as publicações abaixo).

O magistrado já recebeu uma série de ataques de bolsonaristas, incluindo um plano para enforcá-lo durante o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e até conversas sobre assassinar sua família. Vale lembrar que em maio deste ano duas pessoas foram presas por perseguição e ameaças contra ele e sua família.

As novas publicações criminosas surgem após a intimação do ministro contra Elon Musk. Ele determinou que a empresa do bilionário indique um representante legal no país em até 24 horas sob pena de suspensão da plataforma no Brasil.

A notificação foi publicada na rede social após Musk fechar o escritório da companhia no Brasil e diversos ataques do bilionário ao magistrado. O X soma multas que ultrapassam os R$ 20 milhões por descumprir determinações da Corte para retirar perfis de bolsonaristas do ar.

O ministro já determinou o bloqueio das contas da Starlink, que também pertence ao empresário, por conta das multas não pagas do X.