O perfil Forças Militares no Facebook, que se descreve como “destinada à honrar o trabalho realizado pelas Forças Militares”, fez uma publicação criticando a cantora Anitta, comparando-a com uma suposta tenente da FAB (Forças Armadas Brasileiras).
Como conta o Metrópoles, a publicação foi realizada no último domingo (7) e diz que a tenente Vitória Cavalcanti, de 23 anos, se tornou a “primeira mulher a pilotar um helicóptero MI-35 AH-2 de ataque no mundo”. Depois de elogiá-la, o perfil coloca uma foto de Anitta com uma roupa transparente e diz: “Adivinha quem é o símbolo do empoderamento feminino”, em tom de ironia.
A tenente realmente existe, e está com 30 anos atualmente. No entanto, a foto utilizada na publicação não ilustra ela, e sim a cantora norte-americana Taylor Swift usando uma roupa militar.
Até a última quinta-feira (11), foram registrados quase 700 comentários no post, e os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam elogiando a tenente, aclamando o texto, mas em nenhum momento repararam que na imagem estava uma celebridade dos Estados Unidos.
“A tenente Vitória, realmente, representa a mulher brasileira. Mulheres fortes, corajosas, sonhadoras, conquistadoras, vitoriosas, que lutam com unhas e dentes para conquistar seus ideais… PARABENS À TENETE VITÓRIA”, escreveu um dos usuários da rede.
Confira abaixo alguns dos comentários feitos pelos bolsonaristas na publicação: