Bolsonaro acusa Fachin e TSE de trabalharem para eleger Lula

Atualizado em 6 de junho de 2022 às 16:46
Bolsonaro acusa Fachin e TSE
Bolsonaro acusou Fachin e voltou a falar sobre fraude nas eleições
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro acusou, sem apresentar qualquer prova, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministro Edson Fachin, de trabalhar para eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro. Bolsonaro disse também que é “impossível” ele não estar em um segundo turno nas eleições deste ano, embora pesquisas de intenção de voto apontem a chance da vitória de Lula no primeiro turno.

Em entrevista ao canal Terraviva, o chefe do Executivo disse que Fachin já defendeu que Lula deveria ter participado das eleições de 2018. No entanto, à época o ex-presidente estava preso e teve sua candidatura rejeitada pelo TSE com base na lei da ficha limpa, que veda a candidatura de pessoas condenadas por órgãos colegiados da Justiça, como era o caso de Lula.

“Não podemos esquecer que foi o Fachin o relator do processo que retirou o Lula da cadeia, e agora está à frente do TSE. Ou seja, um tremendo desgaste para retirar Lula da cadeia, está à frente do TSE e tudo faz para que não haja transparência, obviamente, no meu entender, para eleger o Lula de forma não aceitável no meu entender”, afirmou Bolsonaro.

“No meu tempo, lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora, parece, quero que esteja errado –é um direito meu desconfiar, é um direito meu desconfiar–, espero que não ganhe as eleições a quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE”, acusou.

Bolsonaro disse ainda que não decidiu se irá aos debates e por estratégia deixaria a opção em aberto, mas que participará em um eventual segundo turno, afirmando que seria impossível não haver um segundo turno e novamente mencionando a possibilidade de fraude no caso de perder a eleição.

“Eu vou esperar um pouco e, em havendo segundo turno – , espero que haja… Ô ministros Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes: pelo que se vê nas ruas comigo é impossível não ter segundo turno. Ou é quase impossível não ganhar no primeiro turno. Espero que nada demais aconteça, estamos trabalhando para que flua com normalidade as eleições”, disse.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link