Bolsonaro ajuda Santos a tentar comprar o CT Rei Pelé; entenda

Atualizado em 8 de dezembro de 2022 às 16:17
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do chefe do Santos, Andres Rueda, na Vila Belmiro
Foto: Reprodução/Leonardo Sguacabia/Agência O Globo

O Santos Futebol Clube, o clube poliesportivo brasileiro da cidade de Santos, do litoral de São Paulo, contou com a ajuda do presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar comprar o Centro de Treinamento Rei Pelé. O espaço é utilizado pelo masculino, feminino e parte das categorias de base.

O presidente do Peixe, o matemático e empresário Andres Rueda, aproveitou a ida de Bolsonaro à Vila Belmiro, em abril, para dialogar sobre a eventual venda do terreno do centro de treinamento. A ideia era facilitar a compra da área que pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O CT foi concedido ao Santos no ano de 1996, sob algumas condições de contrapartidas sociais. Nos últimos anos, o clube correu risco de perdê-lo diversas vezes.

Na última terça-feira (6), em menos de um mês para o final de seu mandato, a esperada “ajuda” de Bolsonaro aconteceu, por meio da Lei 14.474/22, que “modifica a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratiza procedimentos de alienação e registro de imóveis da União”.

“Nós conseguimos passar na Câmara e no Senado a compra do CT Rei Pelé. Pouca gente fala, mas só falta a sanção do presidente. Efetivamente comprar o CT. Vamos parcelar em 20 anos e cada venda de jogador dar um pedacinho para eles. É acabar com essa história”, disse Rueda, ao blog Soul Santista, antes do decreto ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) na manhã de terça.

“Tivemos ajuda, sim. Aquele joguinho com o presidente foi ótimo. Só falta o presidente sancionar antes que ele passe o poder”, completou o presidente do Santos, relembrando da visita de Bolsonaro e da vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, falando que o ex-capitão deve liberar a ação antes que saia do poder. A posse do novo presidente ocorrerá em 1º janeiro de 2023.

Todavia, o decreto não oficializa a venda do CT Rei Pelé ao Santos, porém ele facilita a negociação com a SPU. O time espera poder fechar o acordo em breve para incluir o terreno em seu patrimônio.

Considerando a compra do CT Rei Pelé, o Santos abrigaria base e feminino e procuraria um novo terreno, um pouco menor, apenas para o treinamento do elenco profissional. Segundo o jornalista Lucas Musetti Perazolli, do UOL, a construção de um novo centro de treinamento é uma promessa antiga de Rueda.

“Ao invés de procurar um terreno grande, de 150 mil [m²], vou procurar um menor, de 20, 30 mil em Santos. Aí eu faço um CT para o profissional e uso o CT Rei Pelé para base”, encerrou Rueda.