Bolsonaro demonstra conformismo com inelegibilidade e deixa aliados enfurecidos

Atualizado em 19 de junho de 2023 às 16:08
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está conformado com a ideia de ficar inelegível após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aliados, porém, estão irritados com todo esse conformismo e gostariam de ver o ex-mandatário tentando de tudo para evitar este fim. As informações são da colunista Thaís Oyama, do UOL.

Aliados de Bolsonaro consideram que ele já está fazendo discurso de derrotado, de quem já sabe que será condenado à inelegibilidade por oito anos e acreditam que ele deveria estar esperneando mais e fazendo aquele discurso: ‘Como assim sete ministros cassam o direito de 230 milhões de brasileiros escolherem seu candidato’. Eles esperavam mais energia por parte de Bolsonaro, o que não está ocorrendo.

Com diversos processos contra ele tramitando na Justiça, Bolsonaro tem apresentado uma postura “acuada” nos últimos dias e evitado falar sobre a possibilidade de não poder concorrer a um cargo político nas próximas eleições.

De acordo com a coluna, o ex-presidente não quer provocar ou angariar a antipatia dos ministros das cortes em função do que fala e do que já falou. Além disso, ele está perturbado e assustado com a ideia de a Justiça comum julgar os casos em que ele é acusado.

Como está sem foro privilegiado após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, o ex-presidente será julgado pela Justiça comum e, portanto, qualquer juiz de 1ª instância pode pedir a prisão dele e pode tomar medidas cautelares, o que ele enxerga como uma ameaça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link 
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link