O presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de participar dos debates do primeiro turno das eleições. A assessoria do candidato à reeleição está comunicando as emissoras de TV sobre o cancelamento das agendas, segundo o jornalista Claudio Dantas, do site O Antagonista.
A ação de Bolsonaro ocorre após a sabatina do Jornal nacional, da Globo, na segunda-feira (22). De acordo com o portal, a Rede TV foi informada da desistência na noite de ontem. O ex-presidente Lula (PT), também candidato à Presidência, disse igualmente que não deve comparecer, o que levou o canal a cancelar o debate presidencial.
A avaliação do comitê de campanha do presidente é que a exposição de Bolsonaro nos debates só serviria aos concorrentes neste momento. De acordo com esses interlocutores, o chefe do Executivo está se saindo bem nas pesquisas, subindo aos poucos, enquanto o petista está estagnado.
Ainda segundo o Antagonista, há outros fatores que evitam a exposição de Bolsonaro: a expectativa de redução dos preços dos alimentos, a campanha de rádio e TV e a crença na existência de uma massa de eleitores silenciosos, que não declaram seu voto publicamente, mas apoiam o candidato à reeleição.