O Progressistas (PP), partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do presidente da Câmara, Arthur Lira, diz que a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que “pintou um clima” com meninas venezuelanas se referia à ideia de que elas seriam prostitutas, segundo a jornalista Andréia Sadi, do portal g1.
“Resta claro que a expressou [sic] ‘pintou um clima’ se refere única e exclusivamente a impressão que Bolsonaro teve de que as meninas venezuelanas estariam se prostituindo”, diz o documento, revelado pela jornalista. O PP integra a coligação de Bolsonaro.
O texto faz parte de um pedido de cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG), apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PP alega que Janones está divulgando informações falsas ao publicar trechos da entrevista em que Jair Bolsonaro mencionou as adolescentes.
Na última sexta (14), Bolsonaro concedeu entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro e disse que “pintou um clima” com as meninas venezuelanas.
“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto […] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas… Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, afirmou o presidente.