Bolsonaro diz a aliados que Biden “está fechado” com Lula

Atualizado em 13 de junho de 2022 às 13:56
Bolsonaro e Binde na Cúpula das Américas, nos EUA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) parece cada vez mais buscando teorias da conspiração para explicar sua provável derrota nas eleições 2022. Dessa vez, ele tem dito a aliados que o presidente dos EUA, Joe Biden, estaria fechado com seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo dois funcionários do Planalto, Bolsonaro ficou empolgado com o encontro entre ele e o presidente americano, tanto que se derreteu em elogios após a conversa privada. Mas tudo isso foi frustrado após o vazamento do diálogo para a Bloomberg. O jornal americano afirmou que o presidente brasileiro havia pedido o apoio do colega contra Lula, sob a alegação que Lula não seria interessante para os EUA num possível futuro governo.

Na visão de Bolsonaro, o vazamento foi proposital e com o objetivo de desestabilizar sua campanha. “Ele ficou muito bravo e para o presidente isso foi um recado de que Biden está fechado com Lula”, afirmou uma fonte ao DCM.

Historicamente, um presidente dos EUA não costuma dar opiniões públicas sobre candidatos que concorrem a cargos eleitorais. Mesmo assim, Bolsonaro esperava um gesto em direção a ele contra o petista, mas sentiu que o caminho foi inverso. “Esse está fechado com o Lula”, teria dito o presidente em reunião com aliados pouco depois do vazamento da conversa.

Para aliados, a publicação da notícia por um jornal tão próximo a Biden não é prova de alinhamento político entre o presidente americano e o petista, mas uma resposta clara de que os EUA não pretendem apoiar o levante golpista de Bolsonaro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link