Neste domingo (22), o senador Renan Calheiros falou em seu Twitter sobre o ”Bolsolão do Lixo”, um dos assuntos mais comentados na web nesta tarde. No post, o parlamentar falou sobre o presidente Jair Bolsonaro e Arthur Lira terem sidos descobertos em um suposto novo esquema de corrupção em compras superfaturadas de caminhões de lixo.
”Bolsonaro e Arthur Lira descobertos em novo esquema de corrupção em compras superfaturadas de caminhões de lixo. É mais um lixo podre e fétido que vem do orçamento secreto, no qual chafurdam seu projeto de poder. #corrupçao #bolsolaodolixo”, escreveu.
Bolsonaro e Artur Lira descobertos em novo esquema de corrupção em compras superfaturadas de caminhões de lixo. É mais um lixo podre e fétido que vem do orçamento secreto, no qual chafurdam seu projeto de poder. #corrupçao #bolsolaodolixo
— Renan Calheiros (@renancalheiros) May 22, 2022
Resumidamente, o esquema tem a finalidade eleitoreira. Primeiro, o presidente permite que representantes do ”Centrão” controlem verbas e façam indicações de apadrinhados do governo para estatais estratégicas, depois parlamentares desse Centrão destinam para outros órgãos, como o Codevasf e incentivam as prefeituras a comprarem caminhões de lixo, assim, estatais e autarquias loteadas por estes apadrinhados fazem licitações para compra dos veículos, com os preços inflacionados na maioria das vezes.
Os veículos vão para cidades pequenas, onde chamam a atenção dos moradores e rendem eventos eleitoreiros. A revelação foi feito pelo Estadão.