O presidente Jair Bolsonaro (PL), em passeio pela cidade de Brasília na manhã deste domingo (15), comentou sobre a questão da Petrobras e disse que a privatização da empresa será responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, chefiado por Adolfo Sachsida.
Em resposta às perguntas, Bolsonaro disse “Confio 100% no Sachsida e tenho certeza de que ele será um bom ministro”. Os jornalistas também questionaram sobre a possível privatização e troca do presidente da Petrobras, embora o presidente tenha dito que a questão deveria ser feita ao próprio ministro. “Pergunta pro Sachsida”, afirmou.
Governo quer privatizar Petrobras
Em uma resolução publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Economia, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a qualificação da Petrobras para avaliar a desestatização da empresa.
“A Petrobras aumentou em 30% o lucro. Lá fora, aumentou, no máximo, 15%. Eles diminuíram essa margem para que os países não quebrassem. Há duas quintas-feiras, eu apelei: ‘Por favor, Petrobras, não quebre o país’. Nada contra ninguém ganhar dinheiro. Mas o que está acontecendo com o Brasil não é justo”, disse Bolsonaro.
Sachsida disse em entrevista na última quarta (11) que a prioridade da sua gestão no ministério será priorizar as ações de privatização da estatal.