Neste domingo (31), foi revelado que o número de civis armados chegou a 1,151 milhão no Brasil.
Isso equivale a 65% mais do que o acervo ativo de dezembro de 2018, que era de 697 mil.
Para Marcelo Freixo, isso “mostra os efeitos da liberação desenfreada e ilegal de armas por Bolsonaro”.
“O presidente adota medidas que favorecem o crime organizado, aumentam a violência e ameaçam a democracia”.
Ele lista as medidas adotadas por Bolsonaro para armar a população e afirma:
“Quem se beneficia com isso? A indústria das armas, cujos lobistas têm acesso livre ao Planalto; o crime organizado: milícias e traficantes de armas e drogas e os grupos bolsonaristas que, com aval público do presidente, tramam um golpe violento caso sejam derrotados em 2022”.
Quero aprofundar alguns aspectos da importante reportagem do @JornalOGlobo que mostra os efeitos da liberação desenfreada e ilegal de armas por Bolsonaro. O presidente adota medidas que favorecem o crime organizado, aumentam a violência e ameaçam a democracia. Segue o fio! ?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021
2. O presidente já publicou 10 decretos, 14 portarias e 2 PLs para alcançar dois objetivos: desmontar o Estatuto do Desarmamento, ampliando exponencialmente o acesso a armas e munições, e destruir os instrumentos de controle e rastreamento, o que facilita desvios. ?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021
4. Já a quantidade de munições saltou de 60 mil p/ 180 mil ao ano. Com essa quantidade de balas, um atirador pode fazer 493 disparos por dia! Só em maio do ano passado foram vendidos 1,5 milhão de cartuchos. ?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021
6. Presidi a CPI do Tráfico de Armas e Munições na Alerj. Nós constatamos que a maior parte das armas apreendidas com bandidos não foram trazidas do exterior, mas desviadas do mercado legal dentro das fronteiras do Estado, seja através de roubos ou do comércio criminoso. ?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021
8. A insanidade se completa com a destruição dos mecanismo de controle, fiscalização e rastreamento de armas e munições, o que dificulta muito as investigações sobre os desvios. Isso é ruim inclusive p/ os policiais, já que mais armas pesadas estarão em circulação.?
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021
10. A política armamentista de Bolsonaro ameaça a segurança pública, beneficia as milícias e é parte da sua conspiração golpista. Nós estamos trabalhando no Congresso e Judiciário para anular essas medidas, mas o centro da nossa luta é o impeachment imediato desse criminoso. ✊
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 31, 2021