Bolsonaro: Guerra é “boa oportunidade” para explorar terras indígenas

Atualizado em 7 de março de 2022 às 17:33
Bolsonaro
Bolsonaro aproveita fragilidade do Brasil com relação à importação de fertilizantes para forçar a aprovação de projeto de lei que regulamenta exploração de terras indígenas. Foto: REUTERS / ADRIANO MACHADO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu se posicionar com relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia, mas para afirmar que a guerra é uma “boa oportunidade” para o Brasil legalizar a exploração em terras indígenas. Ele aguarda a aprovação de um projeto de lei que permite a extração de reservas indígenas.

 “Com essa questão, essa crise [entre] Ucrânia e Rússia, apareceu uma boa oportunidade para a gente. Temos um projeto, fez exatamente 2 anos agora em fevereiro, que permite explorarmos essas terras indígenas”, disse em entrevista à Rádio Folha, de Roraima, nesta segunda-feira (7).

Leia mais:

1- Bolsonaro usa guerra para tentar destruir terras indígenas

2- Mais de 3 mil crianças indígenas morreram no Brasil sob Bolsonaro

3- Bolsonaro corta verbas em educação, reforma agrária, indígenas, quilombolas e pesquisas científicas

Conheça o projeto de lei proposto por Bolsonaro

Trata-se do PL 191/202l, de autoria do Poder Executivo,  que permite a exploração de recursos minerais e hídricos em terras indígenas por meio do incentivo ao desenvolvimento econômico nessas áreas. O presidente afirma, no entanto, que a exploração ocorreria “de acordo com o interesse do índio”.

“Se eles [indígenas] concordarem, podemos explorar minério, fazer hidrelétricas. Ou seja, o que fazendeiro faz na tua terra o indígena faria na do lado. Já se sinaliza uma votação de forma urgente porque se está numa crise de fertilizantes”, disse durante a entrevista.

Entenda a dependência do Brasil com relação aos fertilizantes

O Brasil importa cerca de 85% dos principais fertilizantes usados na agricultura. Rússia, Canadá e Belarus são uns dos principais fornecedores dos fertilizantes nitrogenados e de potássio.

Consequentemente, o Brasil corre o risco de ficar sem os insumos, que são utilizados como matéria-prima para fertilizantes.  Segundo Bolsonaro, o mineral poderia ser explorado no Brasil, mas isso não é feito porque as reservas de potássio estão localizadas em terras indígenas.

Na última quinta-feira (3), a Associação Nacional para Difusão de Adubos afirmou que o Brasil tem estoques de fertilizantes para os próximos 3 meses. Na sexta-feira (4), o governo russo chegou a pedir que os fabricantes não exportem fertilizantes em razão dos graves problemas logísticos provocados pela guerra. No mesmo dia, no entanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou que uma empresa russa embarcou uma carga de fertilizante com destino ao Brasil.

Entre 2009 e 2011 a Vale teria investir 7 bilhões de dólares em mineração de nitrogênio, fósforo e potássio, com investimentos na Argentina, inclusive, mas os planos da empresa não foram pra frente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link