O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo (27) que a posição do Brasil sobre a Guerra entre Ucrânia e Rússia deve ser de “equilíbrio”. Com inúmeras questões em jogo, prioridade do Bolsonaro são os fertilizantes agrícolas.
O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola e uma forte parceria com os russos, que são um dos maiores produtores do insumo do mundo.
“Para nós, a questão do fertilizante é sagrada. E a nossa posição, como acertada com o ministro [das Relações Exteriores] Carlos França, bem como o senhor Ronaldo [Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU] que nos representa no Conselho, é de equilíbrio. E nós não podemos, ao interferir, se bem que nós queremos a paz, temos uma colônia de ucranianos muito grande no Brasil, mas não podemos trazer consequência para cá”, afirmou o presidente.
Veja o vídeo:
Leia mais:
1 – Bolsonaro não para de humilhar o país e mente descaradamente. Por Kakay
2 – Bolsonaro mente sobre conversa com Putin
3 – VÍDEO: Bolsonaro diz que manterá “neutralidade” sobre guerra na Ucrânia
Estados Unidos criticam discurso de Bolsonaro
Os EUA criticaram o discurso de Bolsonaro na Rússia, afirmando que “o momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, quando as forças russas se preparam para lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior”, disse um porta-voz do Departamento de Estado à CNN.
Em 24 de fevereiro, Bolsonaro havia dito que “Quem fala pelo país é o presidente e o presidente se chama Jair Messias Bolsonaro. Quem tem dúvida disso basta procurar o Artigo 84 [da Constituição Federal]. Quem está falando isso está falando sobre o que não lhe compete”.