Jair Bolsonaro soube da denúncia noticiada pela Veja contra Alcolumbre e acredita que André Mendonça voltou para o jogo. O presidente brasileiro tinha jogado a toalha e não tinha esperança que o ex-AGU fosse aprovado para ocupar uma cadeira no STF. Só que, na visão do governante, a acusação em cima do presidente da CCJ do Senado fará com que as articulações voltem com tudo no Senado.
Conforme apurou o DCM, o chefe do executivo federal soube da história de Alcolumbre pelo celular. Isto porque está na Itália desde semana passada por causa da reunião do G20. A reação dele, segundo aliados, foi de muita satisfação, porque seu indicado ao Supremo volta a ter chance de ser aprovado.
Na opinião de Bolsonaro, Alcolumbre é o principal responsável pela rejeição de Mendonça. O presidente declarou aos aliados que agora o presidente da CCJ terá que se blindar e perderá o foco em Mendonça. “Agora tem que pressionar de novo os senadores. É a maior oportunidade pra pauta andar”, comentou ele aos interlocutores.
Antes das acusações sobre o senador aparecerem, o governante tinha dito aos parlamentares de base para votarem conforme a consciência. Ele já tinha admitido que o ex-AGU não conseguiria reverter a rejeição. E acreditava que a derrota do ex-ministro ficaria apenas na conta dele.
Leia mais:
1 – Com alta nos preços, gás e gasolina da Argentina são vendidos ilegalmente no Brasil
2 – IPEC: Maioria dos jovens vota em qualquer outro candidato para tirar Bolsonaro; Veja números
3 – Ex-ministro grego critica Zuckerberg por ‘roubar’ nome e diz: ‘tirem as mãos da nossa meta’
Bolsonaro quer André Mendonça no STF
Porém, a desistência não foi por não gostar do ex-advogado-geral da União. Muito pelo contrário. Bolsonaro o quer no Supremo Tribunal Federal. E trabalhou para que a sabatina tivesse ocorrido. Pediu aos seus aliados que trabalhassem nos bastidores para isso.
Só que Alcolumbre sempre se mostrou irredutível em colocar a pauta na mesa. E articulou para que colegas do Senado não aprovassem o nome de Mendonça. Há poucos dias, ele percebeu que o ex-ministro não teria voto suficiente para passar. A base bolsonarita também teve a mesma percepção.
Com o possível enfraquecimento de Davi, o presidente quer retomar as conversas com senadores. É a última cartada para que André consiga ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.