O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes, afirmou durante coletiva neste domingo (30), que ligou para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), antes de proclamar o resultado das eleições que elegeu o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente pela terceira vez. Moraes também ligou para o petista.
“Liguei pessoalmente para ambos os candidatos após a apuração. Conversei com o presidente eleito Lula, com o atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral já estava apta e ia proclamar o resultado das eleições e cumprimentando ambos por participar”, afirmou Moraes.
“O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o ministro.
O ministro espera que a partir de agora acabem os ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
“Espero que a partir desta eleição cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas e eu diria mais, as notícias criminosas contra as urnas brasileiras. Porque, novamente, quem atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro. Quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o eleitor e a eleitora que vieram votar, e vieram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro, confiam nas urnas eletrônicas, e confiam na Justiça Eleitoral.”
O ministro destacou que essa eleição teve o maior número de votos em candidatos da história e uma diminuição de abstenção em relação ao segundo turno em relação ao primeiro. Houve também a diminuição de votos brancos e nulos.
Segundo Moraes, não houve aumento de abstenção no Nordeste, após operações em transporte público de eleitores feitas pela Polícia Rodoviária Federal.