VÍDEO – Bolsonaro chama Orbán de “irmão” e diz que “guerra não interessa a ninguém”

Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 10:26
Jair Bolsonaro e Viktor Orbán
Jair Bolsonaro e Viktor Orban em pronunciamento à imprensa em Budapeste.
Foto: Reprodução

Após o encontro em Budapeste do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, os dois fizeram um pronunciamento à imprensa. Bolsonaro chamou Orbán de “irmão” e destacou as afinidades políticas e ideológicas que eles têm em comum.

LEIA MAIS:

1 – Hungria do ultradireitista Orbán proíbe adoção de crianças por casais do mesmo sexo
2 – Nem o Orbán é tão idiota, Bolsonaro. Por Fernando Brito
3 – Sonho de Bolsonaro: Orbán, na Hungria, aproveita pandemia para assumir “poderes emergenciais”

Bolsonaro e seu “irmão” Orbán

“Prezado Orbán, é uma satisfação muito grande estar na Hungria. Considero o seu país o nosso pequeno grande irmão. Pequeno se levarmos em conta as nossas diferenças nas respectivas extensões territoriais, e grande pelos valores que nós representamos, que podem ser resumidos em quatro palavras: Deus, pátria, família e liberdade. Comungamos também da defesa da família com muita ênfase. Uma família bem estruturada ela faz com que a sua respectiva sociedade seja sadia. Não devemos perder esse foco”, disse Bolsonaro.

O brasileiro enfatizou sua admiração pelo húngaro ao final do discurso. “Prezado Orbán, trato como irmão, dada a afinidade que temos na defesa dos nossos povos”, completou ele.

A viagem de Bolsonaro à Hungria é a última parada de uma turnê pelo leste europeu. Na quarta-feira (16), ele se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou.

Veja o vídeo abaixo:

Bolsonaro se reúne com líder de extrema direita na Hungria

O presidente desembarcou em Budapeste, na Hungria, na manhã desta quinta (17), onde se encontra com o primeiro-ministro húngaro.

É o último compromisso oficial do presidente na viagem. Bolsonaro chegou ao país por volta das 5h da manhã, no Brasil, 9h no horário da Hungria. A comitiva presidencial foi recebida no aeroporto pelo vice-primeiro-ministro Sándor Pintér.

Em seguida, se dirigiu à sede do governo húngaro para reuniões bilaterais. A agenda do presidente prevê uma reunião privada com o presidente da Hungria, János Áder, às 10h15 (horário local), e deve durar 30 minutos.

O brasileiro também participa de uma cerimônia em que depositará flores na lápide Memorial dos Heróis Húngaros.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link