A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou na tarde desta quinta-feira (7) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “está se achando” com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), a petista chamou Bolsonaro de “um puxa saco” do republicano. “O inelegível Bolsonaro está se achando com o resultado da eleição nos EUA, mas parece mesmo é um puxa saco do Trump à espera de um afago”, escreveu a deputada federal.
“Aqui não, Bolsonaro! As instituições no Brasil não são lambe-botas como você, que terá de pagar pelos crimes que cometeu contra a democracia. Sem anistia”, completou.
O inelegível Bolsonaro está se achando com o resultado da eleição nos EUA, mas parece mesmo é um puxa saco, do Trump à espera de um afago. Aqui não, Bolsonaro! As instituições no Brasil não são lambe-botas como você, que terá de pagar pelos crimes que cometeu contra a democracia.…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 7, 2024
Na manhã de quarta-feira (6), Trump foi eleito o próximo presidente dos EUA após conquistar 277 delegados. O republicano retorna à Casa Branca após quatro anos.
Bolsonaro já manifestou o desejo de comparecer à posse de Trump, prevista para 20 de janeiro de 2025. No entanto, o passaporte do ex-presidente está retido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Bolsonaro afirmou que vai peticionar ao ministro Alexandre de Moraes para liberar seu passaporte para a viagem.
“Se o Trump me convidar, eu vou peticionar ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], ao STF . Agora, com todo o respeito, o homem mais forte do mundo… você acha que ele [Moraes] vai convidar o Lula? Talvez protocolarmente”, disse Bolsonaro.