No início da tarde desta segunda-feira (30), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu para Orlando, nos Estados Unidos, publicou em seu perfil do Twitter um vídeo do ex-ministro da Defesa, o jornalista José Aldo Rebelo Figueiredo (PDT), conhecido como Aldo Rebelo, falando sobre a situação dos Yanomâmis.
Nos últimos dias, o ex-ministro da Defesa do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que desde as últimas eleições tem se alinhado aos discursos da extrema-direita, também falou sobre o garimpo ilegal e a Amazônia.
No início do seu vídeo, o ex-ministro começa a falar sobre “quem são os garimpeiros” e como é o funcionamento dessa atividade de extração, mas o ex-deputado argumentou tentando responsabilizar os próprios indígenas.
“Quem faz garimpo na área dos índios Munduruku, são os Mundurukus. Porquê são os índios que vivem dentro das reservas, onde há minério. Não é o índio que vive na França, na Itália, que tá participando de uma ONG que mora em São Paulo, em Brasília, que vive na mídia, esse não, esse vive dos recursos doados pelas fundações internacionais, o índio que mora dentro das áreas onde há minério, ele faz o carimbo e faz maneira ilegal”, iniciou.
Os assuntos ganharam mais força com a crise humanitária dos Yanomâmis. Os indígenas vem passando diversos problemas de fome e saúde impulsionadas pelo garimpo ilegal em suas terras em Roraima.
O ex-deputado ainda quis falar sobre os métodos que “os índios garimpeiros” usam, e como eles atingem o meio ambiente. Por causa disso, segundo Rebelo, é preciso que o “estado ajude a organizar essa atividade, não basta proibi-la”. O jornalista continuou atacando os indígenas, querendo responsabiliza-los pelos problemas nas terras.
Além disso, na noite desta quinta-feira (26), durante a palestra intitulada “Desenvolver e sobreviver na Amazônia com proteção ao meio ambiente”, Rebelo disse que “a tragédia dos yanomamis não é novidade”. “Essa tragédia já vem de tempos. Não podemos deixá-los numa situação dessa”, destacou Rebelo.
O ex-ministro, em uma tentativa de defender as atividades dos garimpeiros, questionou: “Por que é que a mineração pode ser feita por uma empresa multinacional, pela Vale do Rio Doce e não pode ser feita por uma cooperativa de garimpeiros, desde que fiscalizados, respeitando o meio ambiente, por quê não pode fazer isso?”.
Por sua vez, o ex-presidente mostrou ser “compatível” aos argumentos apresentados por Rebelo. Além de ter respostado a publicação, Bolsonaro levantou tópicos sobre as declarações feitas. “Mais que uma opinião, uma constatação sobre como vivem nossos indígenas”, escreveu Bolsonaro.
Assista ao vídeo:
– Aldo Rebelo, ex PCdoB, Min da Defesa e Pres da Câmara, fala sobre os Yanomamis, garimpo ilegal e cobiças sobre a Amazônia.
– Em 2012 foi relator do Código Florestal na Câmara. O relatório final contou com o apoio da Bancada Ruralista e com o meu voto. A esquerda votou contra. pic.twitter.com/fVbojr5iNK— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 30, 2023