Bolsonaro sobre relações do Brasil com Rússia: “Está tudo bem”

Atualizado em 12 de março de 2022 às 22:19
Bolsonaro comemora ausência de barreiras com a Rússia e diz que está “tudo bem”. Foto de Putin sorrindo e Bolsonaro com a mão no ombro dele.
Bolsonaro diz que decisão sobre sanções cabe ao Itamaraty. Foto: AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (12) que “está tudo bem” na relação diplomática entre o Brasil e a Rússia, mesmo após o país votar duas vezes na Organização das Nações Unidas (ONU) para condenar os ataques do exército russo na Ucrânia.

O chefe do Executivo comentou sobre o tema na saída de um evento organizado pelo Partido Liberal para a filiação de deputados. O presidente disse que cabe ao Itamaraty a decisão sobre aplicações de sanções.

Leia mais:

1 – Bolsonaro diz que Petrobrás não é sensível aos problemas da população

2 – Bolsonaro conta a piada do dia: “Não tomamos decisões pensando nas eleições”

3 – Carlos Bolsonaro dá aval a novo discurso do pai sobre vacina por reeleição

Bolsonaro falou sobre visita à Moscou e conversa com Putin

“Tive na Rússia, conversei por mais de duas horas com o Putin, vários assuntos. Um dos mais importantes foi a questão dos fertilizantes. Votamos duas vezes na ONU, e está tudo bem entre nós e a Rússia. Tanto é que não existe qualquer barreira comercial no tocante a fertilizantes para nós no Brasil”, disse o presidente.

Bolsonaro tem evitado falar sobre a aplicação de sanções à Rússia, chegando a anunciar que o país pretender ficar dentro da neutralidade em relação à guerra. Ele comemorou na entrevista o fato de ter conseguido atrair um investidor interessado em comprar uma fábrica de fertilizantes no Mato Grosso do Sul. “Conseguimos até mesmo um empresário russo para comprar uma unidade de fabricação de ureia em Três Lagoas [MS] e, brevemente, vai começar a produzir ureia no Brasil.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link