O presidente Jair Bolsonaro voltou a divulgar fake news sobre a Coronavac e a defender tratamento ineficaz da doença durante discurso em fórum conservador neste sábado (04).
O mandatário mentiu ao dizer que a CoronaVac não tem comprovação científica.
“Por que ficarmos apenas focados na vacina? E eu pergunto, fala-se em comprovação científica. A CoronaVac tem alguma comprovação científica?”, questionou.
O presidente ignorou os resultados de pesquisas sobre a eficácia da vacina, além da aprovação para uso emergencial por parte da Anvisa.
Veja abaixo:
"Por que ficarmos focados apenas na vacina?", pergunta Bolsonaro, insuflando a platéia com fake news sobre ivermectina e hidroxicloroquina. A fala foi agora há pouco, no CPAC, congresso da direita que acontece em Brasília. pic.twitter.com/aINqW6Edgt
— gente de mal (@gentedemal) September 4, 2021
Leia mais:
1 – No comando de estatais, militares acumulam salários e ganham entre R$43 mil e R$260 mil
2 – VÍDEO: Pagando de machão, presidente rebate Maia e beija Michelle: “Não considero crime ser gay”
3 – Roberto Jefferson é autorizado a se tratar em hospital com tornozeleira eletrônica
Disputa com Doria
O presidente chamou os prefeitos e governadores que implementaram o “passaporte da vacina” de “protótipos de ditadores”.
Ele disse o seguinte:
“Alguns protótipos de ditadores no Brasil, que são alguns governadores e prefeitos, ainda querem o passaporte da vacina.
Ambas comprovadamente ineficaz contra a doença.
Cloroquina (de novo)
Além de criticar as vacinas contra a covid, Bolsonaro voltou a defender o “tratamento precoce” com cloroquina e ivermectina.
Segundo ele, “foram inventados” efeitos colaterais relativos ao uso desses medicamentos.
Ambas são comprovadamente ineficazes contra a doença.