O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai depor à Polícia Federal na próxima quarta-feira (12) no âmbito da ação que investiga o senador Marcos do Val. A oitiva está marcada para as 14h, na sede da PF, em Brasília (DF).
Este será o quarto depoimento do ex-presidente à PF desde o início do ano. Desde janeiro, ele já foi intimado a prestar esclarecimentos sobre os atentados de 8 de janeiro, o caso das joias dadas de presente pela Arábia Saudita e as fraudes no cartão de vacinação.
A investigação preliminar sobre o caso de Do Val foi instaurada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em fevereiro.
A operação apura o suposto plano articulado pelo senador e o ex-deputado Daniel Silveira. Eles teriam discutido a ideia com Bolsonaro no fim do ano passado, quando este ainda era presidente.
Segundo Do Val, o plano era gravar clandestinamente Moraes em uma tentativa de reverter a derrota do ex-mandatário nas últimas eleições.
Inicialmente, o senador havia dito que houve uma “tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto a ele”.
Depois, ele mudou a versão e disse que o ex-chefe do Executivo teria ficado calado durante toda uma reunião que tiveram. Nesta versão, o parlamentar responsabilizou o ex-deputado Daniel Silveira pelo plano.