Uma pesquisa feita pelo Instituto Ideia, encomendada pelo site Metrópoles, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto entre eleitores do Distrito Federal.
36% dos entrevistados declararam voto no atual chefe do Executivo, enquanto 29,2% pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em seguida, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 7,8%. Mesmo após desistir de disputar a Presidência, o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) aparece no levantamento, com 4,8%.
O ex-governador de SP João Doria (PSDB) soma 2%. A sondagem ainda testou nomes como Aldo Rebelo (PDT), Eduardo Leite (PSDB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP), que estão abaixo de 1%.
5% declararam que vão votar em branco ou anular, e 12% disseram não saber quem apoiar.
2º turno
40,3% dos eleitores de Brasília apoiariam a reeleição do atual mandatário da República e 38,2% escolheriam Lula nas urnas.
O resultado, no entanto, configura um empate técnico, considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram realizadas 1,2 mil entrevistas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.