O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou que a explosão no hotel Saratoga, um dos principais de Havana, não foi por causa de uma bomba e nem ocorreu nenhum atentado. O líder cubano explicou que o episódio aconteceu por causa de um acidente.
“Não foi uma bomba, nem um atentado, é um lamentável acidente”, relatou Miguel. Até o momento, oito mortes foram confirmadas pelo governo cubano, 13 pessoas estão desaparecidas e mais de 30 estão sendo atendidas por médicos do país, sendo que sete se encontram em estado grave.
O presidente visitou o local ainda no começo da tarde desta sexta-feira (6) e visitou os hospitais para saber como estão as vítimas do acidente. O líder cubano também soube que a explosão aconteceu por causa de um vazamento de gás durante o abastecimento do hotel, que estava sendo reformado e iria ser reinaugurado na próxima terça-feira (10).
A primeira reforma do hotel foi feita por uma empresa britânica após o fim da União Soviética e foi considerado durante muito tempo como o lugar para visitar funcionários do governo e celebridades.
Confira os tuítes:
El Presidente @DiazCanelB regresa #AHORA a las inmediaciones del hotel Saratoga, donde es actualizado sobre las acciones de rescate y salvamento. pic.twitter.com/FTk1CzfcSe
— Presidencia Cuba ?? (@PresidenciaCuba) May 6, 2022
Video of the explosion as it occurred at the Hotel Saratoga in Havana, Cuba. pic.twitter.com/ZzgYIOP0CO
— Shinji ?? (@ShinjiTheCuban) May 6, 2022