Boric diz que não reconhece vitória de Maduro

Atualizado em 29 de julho de 2024 às 8:45
O presidente do Chile, Gabriel Boric. Foto: reprodução

O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi às redes sociais comentar sobre a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela nesta segunda-feira (29) e afirmou que é “difícil de acreditar”.

“O regime de Maduro deve compreender que os resultados que publica são difíceis de acreditar”, disse o presidente chileno em sua conta no X, antigo Twitter.

Ele também pediu maior transparência no processo de apuração dos votos e a presença de observadores internacionais “não comprometidos com o governo”. “Do Chile não reconheceremos nenhum resultado que não seja verificável”, afirmou.

Com 80% das urnas apuradas, Nicolás Maduro foi declarado vencedor, obtendo 5,150 milhões de votos (51,2%). Seu principal adversário, Edmundo González Urrutia, recebeu 4,445 milhões de votos (44,2%).

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou que 59% dos eleitores participaram da votação, um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos 46% registrados em 2018, quando Maduro conquistou seu segundo mandato.

Com a vitória, Maduro deverá permanecer no poder em Caracas por mais seis anos, totalizando 17 anos no comando do país. Vale lembrar que Hugo Chávez governou a Venezuela por 14 anos até sua morte em 2013.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link