O Botafogo informou na tarde desta quinta-feira (15) que identificou o torcedor que fez gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras durante a partida no Estádio Nilton Santos, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, na noite de quarta-feira (14).
O torcedor será banido de frequentar o estádio e será excluído do programa de sócio-torcedor do Alvinegro.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, o indivíduo imita um macaco e faz um gesto apontando para a cor da pele em direção ao setor de visitantes.
“O ‘torcedor’ que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis”, disse o clube em nota.
Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O "torcedor" que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha… pic.twitter.com/OyOqULhCYx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 15, 2024
Segundo o Globo Esporte, o homem foi identificado como Vinícius Ramos. Ele trabalhava na Secretaria de Ciência de Tecnologia da Prefeitura de Maricá (RJ), mas foi demitido nesta manhã após a repercussão do caso.
Vinícius foi identificado com o auxílio da biometria facial, artificio que o Botafogo exige para a entrada de torcedores no Nilton Santos. O nome do torcedor foi entregue à Polícia Militar para confirmação com o respectivo CPFs.
“É assim que se acaba com o racismo, La Liga [entidade que organiza o Campeonato Espanhol]. Aprendeu?”, escreveu o CEO do Botafogo, Thairo Arruda, no X (antigo Twitter).
Veja o vídeo:
CHEGA DE RACISMO NO FUTEBOL!
É inaceitável que, em pleno 2024, ainda presenciemos ataques racistas nos estádios. O torcedor do Botafogo que cometeu esse ato contra a torcida do Palmeiras deve ser identificado e responsabilizado. Que as devidas providências sejam tomadas!… pic.twitter.com/sXRXPDJlEK
— DANI BALBI (@danielibalbi) August 15, 2024