Boulos avança entre eleitores de Marçal na reta final em SP, diz Datafolha; veja números

Atualizado em 25 de outubro de 2024 às 6:44
Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) durante debate: psolista avança entre eleitores do ex-coach. Foto: Reprodução

Desde o fim do primeiro turno das eleições em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) adotou uma estratégia de aproximação com os eleitores de Pablo Marçal (PRTB). Essa abordagem rendeu resultados, segundo o último levantamento do Datafolha, mas ainda não é suficiente para virar o cenário eleitoral.

Nos últimos 15 dias, Boulos saltou de 4% para 11% das intenções de voto entre os apoiadores de Marçal, além de ter reduzido sua rejeição de 92% para 83% nesse grupo. Apesar desse crescimento, Ricardo Nunes (MDB) ainda mantém maior aceitação entre esses eleitores, com 74% de apoio.

Para alcançar esse público, Boulos incorporou algumas táticas usadas por Marçal, como provocações a Nunes nos debates para gerar conteúdo nas redes sociais e acenos a segmentos específicos, como os empreendedores. Ele também tentou impulsionar ações virais, como dormir na casa de eleitores e divulgar uma denúncia contra Nunes na véspera da eleição, que se revelou uma reinterpretação de temas antigos.

Outro símbolo de sua aproximação com os eleitores de Marçal foi o uso de um boné com a letra “B” e a participação em uma “sabatina” proposta pelo ex-coach, que Nunes rejeitou.

Inserção de Boulos com eleitores do ex-coach Pablo marçal — Foto: Divulgação
Inserção de Boulos com eleitores do ex-coach Pablo Marçal durante propaganda eleitoral — Foto: Divulgação

Além disso, as transmissões ao vivo nas redes sociais, antes usadas para conversas com influenciadores e até com o presidente Lula (PT), passaram a ser parte essencial do cotidiano da campanha, apelidadas de “Big Brother Boulos”. Essa mudança ocorreu após Marçal divulgar, antes do primeiro turno, um laudo falso acusando Boulos de ser usuário de cocaína.

A alteração na estratégia foi planejada pela equipe de Boulos, que agora vê Marçal não como uma ameaça, mas como um possível trunfo para conquistar mais eleitores. A “sabatina” proposta por Marçal, por exemplo, foi recebida pela campanha de Boulos como uma chance de atrair eleitores do ex-coach, com a orientação de se manter ponderado e evitar armadilhas.

A mudança de imagem de Boulos ficou evidente desde o início do segundo turno. Em sua primeira propaganda na TV, apareceu de terno, com microfone em mãos, falando a uma plateia de apoiadores, sinalizando sua nova postura. A equipe de Boulos também incorporou propostas de Marçal em seu plano de governo como uma tentativa de ampliar seu apelo.

No encerramento da campanha, Boulos adaptou sua agenda para passar noites na casa de apoiadores e promover debates abertos com a população, intensificando o contato direto com os eleitores e reforçando sua proximidade com o público.