Boulos e Marçal são os candidatos com maior afinidade com eleitores, diz Datafolha

Atualizado em 6 de setembro de 2024 às 20:00
Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução

Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) são os candidatos à Prefeitura de São Paulo que possuem mais afinidade com seus eleitores, segundo pesquisa Datafolha. 39% dos que afirmam que votarão no deputado federal dizem estar comprometidos com ele, enquanto o a taxa do coach é de 29%.

Eles estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos nesse recorte da pesquisa. Na sequência, aparecem Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB), que pontuaram 14% e 13%, respectivamente.

José Luiz Datena (PSDB) marcou 6% nesse recorte. Apesar da vantagem numérica da parlamentar e do atual prefeito da capital paulista, os três estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro entre eleitores do tucano é de 6% e a dos outros dois é de dez pontos.

No cenário geral, 20% dos paulistanos afirmam que estão comprometidos com os candidatos que já escolheram. A maioria (55%) diz estar inclinada, enquanto 25% diz estar distante de quem pretende votar até agora.

Guilherme Boulos durante evento de campanha. Foto: Reprodução

Na rodada anterior do levantamento, divulgada no fim de agosto, 40% dos eleitores de Boulos se diziam comprometidos com sua candidatura. Marçal tinha 23% e Nunes, 10%. A pesquisa também apontou 18% dos eleitores como comprometidos, 55% como inclinados e 28% como distantes.

Para considerar os graus de afinidade, o Datafolha considerou como critérios a menção espontânea ao nome do candidato, a confirmação do nome preferido após a apresentação da lista de nomes, o apontamento ao candidato como nome ideal e a motivação dos eleitores para votar.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line