O deputado Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, e sua vice, Marta Suplicy, participarão de um evento nesta sexta-feira (13), no qual será apresentado o plano de combate à crise climática na cidade.
De acordo com a IQAir, empresa suíça de monitoramento de poluição, São Paulo registrou a pior qualidade do ar no mundo. A exposição à fumaça tóxica pode causar danos à saúde, como desconforto respiratório e problemas cardíacos.
O evento ocorrerá no Hotel Jaraguá, sala Monteiro Lobato, no centro de São Paulo, às 13h, localizado na Rua Martins Fontes, 71, Consolação.
Na última quarta-feira (11), São Paulo registrou o pior índice de qualidade do ar da semana, conforme os dados divulgados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O monitoramento apontou que, em 10 estações distribuídas pela cidade, a qualidade do ar foi classificada como “muito ruim”, enquanto as outras quatro estações indicaram níveis “ruins”.
De acordo com a Cetesb, para que a qualidade do ar melhore, é fundamental que os focos de incêndio sejam controlados e que as condições meteorológicas se alterem, permitindo a dispersão dos poluentes presentes na atmosfera.
Vale destacar também que o tempo seco, intensificado pela onda de calor que afeta várias regiões do Brasil, tem dificultado esse processo, mantendo os poluentes suspensos no ar por mais tempo.
Também ocorrerá nos próximos dias a “Marcha por Justiça Climática: Não Queimem as Nossas Vidas!” em várias cidades de São Paulo. Confira:
Mobilização em São Paulo:
Dia 22/9, às 14h, na Avenida Paulista (MASP)
https://chat.whatsapp.com/H5UY42EJ6KhF8kf7BCfcjf
Mobilização em Campinas:
Dia 22/9, a definir local e horário
https://chat.whatsapp.com/Ffh76qzJhFx9HpHOnx6bo6
Mobilização em Ribeirão Preto:
Dia 22/9, a definir local e horário
https://chat.whatsapp.com/FtYATTbJBKg0sSFJzl2CYY