Na avaliação de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, no contexto do segundo turno das eleições municipais de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) tem potencial para conquistar os eleitores de Pablo Marçal (PRTB).
Em entrevista ao UOL News, a deputada federal destacou que a disputa acirrada entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o psolista indica que o deputado federal, apoiado pelo presidente Lula (PT), não deve “dar de barato” os votos recebidos por Marçal, que encerrou o primeiro turno em terceiro lugar, próximo de Boulos.
“Temos que também buscar os votos que foram para o Marçal. Não dá para dar de barato que são votos da extrema direita. A gente tem ali voto de uma juventude que atua nas redes, de um pessoal que pensa diferente, e que eu acho que o Boulos tem condições de dialogar. […] É uma eleição que está aberta”, afirmou Gleisi.
Participação de Lula e planejamento para o segundo turno
Sobre a próxima fase da campanha, Gleisi Hoffmann revelou que a participação de Lula será um dos temas centrais em discussão no partido. A atuação do chefe do governo foi considerada discreta durante o primeiro turno, mas a parlamentar justificou a ausência do petista lembrando da agenda intensa de compromissos que ele cumpre.
“Amanhã a gente tem uma reunião da executiva nacional do PT, e uma das questões que nós queremos encaminhar é exatamente a participação do presidente agora nessas eleições de segundo turno, em São Paulo e outras cidades. […] Gostaríamos de ter tido o presidente por muito mais tempo, mas ele é presidente da República. Ele tem o país para tocar, e pegou a questão das queimadas e enchentes, os problemas todos, além das agendas internacionais”, explicou.
PT supera expectativas nas eleições 2024
Ao avaliar o desempenho do PT nas eleições de 2024, Gleisi Hoffmann afirmou que o partido atingiu as metas estabelecidas, superando os resultados de 2020. A líder destacou o aumento no número de prefeituras e vereadores conquistados pelo partido.
“Nós nunca tivemos grandes expectativas para esse processo eleitoral de 2024. O que nós queríamos? Melhorar o resultado de 2020. E nós conseguimos isso. Crescemos o número de prefeituras, crescemos o número de vereadores, estamos indo para a disputa do segundo turno em quatro capitais, mais nove cidades que são importantes. O que tínhamos de expectativa, que inclusive era da recuperação da imagem do PT, a gente cumpriu”, concluiu a presidente da sigla.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line