Na Cidade do México, o repórter do DCM João Lyra, que acompanha a visita do ex-presidente Lula (PT) ao país, entrevistou o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Ele falou sobre a expectativa para o encontro do petista com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e aproveitou para criticar a postura diplomática do governo Bolsonaro.
“O Brasil do governo Bolsonaro é uma coisa voltada para dentro, praticamente rompeu com todo mundo. Agora o Putin tá interessado em conversar com ele, mas antes nem isso. Não tinha nem participação ativa nos BRICS”, afirmou. O ex-chanceler relatou que, em conversas com líderes latinoamericanos, ouviu a expressão “eco brasileño“, que segundo ele significa o “vazio brasileiro na América Latina”.
Lula embarcou no domingo (27/2) para o México. Ele estará numa viagem de uma semana que deveria ter acontecido em janeiro. O ex-presidente também pretende ir aos Estados Unidos.
LEIA MAIS:
1 – Ex-chanceler de Lula defende chapa com Alckmin: “Coalizão programática”
2 – Jornal mexicano diz que “antipolítica” de Bolsonaro será derrotada por Lula
3 – EUA têm “parcela de responsabilidade” na guerra da Ucrânia, diz ex-chanceler ao DCMTV
Celso Amorim comenta viagem de Lula ao México
A visita não aconteceu antes devido ao avanço da variante ômicron do coronavírus no início do ano. Os primeiros três dias da viagem, que correspondem ao período de carnaval, serão de descanso. Depois estão previstos encontros com lideranças sindicais e com o presidente mexicano.
De acordo com Amorim, o encontro entre Obrador e o petista mostra que há um sentimento de “amizade” e “afinidade” entre os dois líderes.
“Eles vão falar muito de integração latinoamericana, da situação do mundo, que inevitavelmente tem que se falar nesse momento. Vamos trabalhar juntos e, se tivermos um governo progressista no Brasil, pode ser uma coisa muito importante. Há uma onda forte [de esquerda] na América Latina como um conjunto. O México há muitos anos não tinha um governo verdadeiramente progressista”, destacou.
Veja abaixo:
O que termina primeiro?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 28, 2022
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.