O Brasil despencou 11 posições no ranking de felicidade da World Happiness Report (WHR), uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas). Os resultados do triênio 2020 a 2022, divulgados nesta segunda (20), mostram que o país caiu de 38º lugar para 49º.
O país vem caindo de posição constantemente. Em 2015, quando ocupou a posição mais alta, o Brasil era o 16º mais feliz do mundo. Cinco anos depois, em 2020, o país caiu para a posição 29.
A medição do Relatório Mundial de Felicidade tem base em sete indicadores principais, sendo o mais importante uma pesquisa feita pela Gallup, empresa americana de levantamento de opinião. O instituto pergunta a pesquisadores que nota, entre 0 e 10, dariam ás suas vidas.
Dados como PIB per capita, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade, apoio social e percepção de corrupção também entram na equação.
A Finlândia aparece no ranking, pela sexta vez seguida, em primeiro lugar. Em seguida, estão Dinamarca e Islândia, que prosseguem nas mesmas posições do levantamento anterior.
Nas posições finais constam diversos países africanos, como Botsuana (132), Zimbábue (134) e Serra Leoa (135). Também há países do Oriente Médio, como Líbano (136) e Afeganistão (137).