No último domingo (12), encerrou-se o drama de 32 pessoas, entre brasileiros, palestinos residentes no Brasil e familiares, que aguardavam para deixar a Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, no dia 7 de outubro.
O grupo, composto por 22 brasileiros e sete palestinos com residência no Brasil, além de três familiares, chegou ao Egito no domingo (12) com o apoio do governo federal brasileiro.
Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo suporte, destacando sua atuação nas redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação dos que desejavam retornar ao Brasil.
“Chegamos ao Egito com apoio do governo federal. Muito obrigado, presidente Lula”, disse Hasan.
Viagem até o Cairo
O grupo de brasileiros resgatados de Gaza já chegou ao Aeroporto Internacional do Cairo, após 7 horas de viagem e, agora, aguarda o embarque para o voo ao Brasil, que deve acontecer por volta das 7h. Previsão é que brasileiros e familiares que estavam em Gaza cheguem às 23h30 desta segunda no aeroporto de Brasília.
FALTA POUCO! Brasileiros resgatados de Gaza estão embarcando nesse momento no avião presidencial em Cairo. Próximo destino: Brasília, Brasil.
OBRIGADO LULA pic.twitter.com/i51e42sKlD
— Lázaro Rosa ?? (@lazarorosa25) November 13, 2023
➡️ Brasileiros e familiares que estavam no Egito decolam em voo da FAB
O grupo é composto por 32 brasileiros e seus familiares, que buscam se afastar do conflito entre Israel e o grupo Hamas
Leia: https://t.co/MuK80l1rII pic.twitter.com/5P1nbxwDGf
— Metrópoles (@Metropoles) November 13, 2023
Próximas etapas até Brasília
A aeronave VC-2 (Embraer 190) que transporta o grupo fará paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife. A previsão de chegada a Brasília é às 23h30, totalizando 1.477 passageiros transportados nos últimas 37 dias.
Assim que chegarem, o governo brasileiro oferecerá apoio para regularização no Brasil, acesso a programas sociais, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e suporte psicológico, médico e de imunização.
Após dois dias em Brasília, parte do grupo será direcionada para abrigos no interior de São Paulo.
Agradecimento do Presidente Lula e anúncio da partida para Brasília
O presidente Lula agradeceu à operação “Voltando em Paz” pelo Twitter, parabenizando o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira pela dedicação exemplar. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, mencionou o “espírito de alegria” no grupo após a travessia.
Parabéns para o Itamaraty e a FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil. ??
— Lula (@LulaOficial) November 12, 2023
Situação resolvida momentaneamente, mas conflito permanece
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a situação das 32 pessoas está “momentaneamente resolvida”, mas ressaltou a gravidade da guerra – que já resultou na morte de mais de 11 mil pessoas. O governo brasileiro continuará buscando um acordo de suspensão do conflito no Conselho de Segurança da ONU.
Vieira também desmentiu informações desencontradas, destacando que todo o esforço para a libertação dos brasileiros foi feito pelo governo Lula. Ele rejeitou especulações sobre o papel de outros políticos na operação, afirmando que tais alegações são desinformação.
“Todo o esforço para a libertação dos brasileiros, desde o início, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, acompanhamento diário”, disse Vieira.
“E foi isso que resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer, isso é o que existe. Além disso, acho que é desinformação”, acrescentou.
Questionado sobre o encontro entre o embaixador de Israel no Brasil e o ex-presidente Jair Bolsonaro, Vieira desconversou, afirmando não ter conhecimento do mesmo.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link