O governo Lula afirmou que os Estados Unidos concordam com o Brasil e também são favoráveis à criação de um Estado Palestino. O petista teve um encontro com Antony Blinken, secretário de Estado do país, no Palácio do Planalto nesta quarta (21) e esse foi um dos temas discutidos por ele.
“O secretário agradeceu a atuação do Brasil pelo diálogo entre Venezuela e a Guiana. O presidente Lula reafirmou seu desejo pela paz e fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Ambos concordaram com a necessidade de criação de um Estado Palestino”, afirmou a Presidência após a reunião.
Segundo o presidente, as pautas do encontro foram a iniciativa por melhores condições de trabalhos lançadas pelos dois países, proteção ambiental, transição energética, ampliação de laços de investimentos e cooperação entre as nações em busca da paz na Ucrânia e em Gaza.
Recebi o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken. Conversamos sobre o @g20org, a iniciativa pela melhoria da condição dos trabalhadores que lançamos com o presidente Biden, a proteção do meio ambiente, a transição energética, a ampliação dos laços de investimento… pic.twitter.com/SXwSKaCwPt
— Lula (@LulaOficial) February 21, 2024
Ao sair do encontro, que durou cerca de durou cerca de 1 hora e 50 minutos, Blinken afirmou que teve uma “ótima reunião”. “Foi uma reunião muito boa. Estou grato ao presidente pelo seu tempo. Nós e o Brasil estamos fazendo tantas coisas importantes juntos, estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, globalmente. É uma parceria importante e somos gratos pela amizade”, disse o secretário americano.
Ele foi questionado se a guerra entre Israel e o Hamas foi um dos temas da conversa, mas fugiu de jornalistas. Sua viagem ao Brasil ocorre em meio a uma crise diplomática entre os governos brasileiro e israelense.
Blinken, que é judeu, e o governo dos Estados Unidos já demonstraram apoio a Israel no conflito. Lula sempre foi favorável à separação do Estado da Palestina e de um cessar-fogo imediato na região.