O embaixador russo no Brasil, Alexey Labetskiy, afirmou em entrevista à Sputnik que o conflito na Ucrânia não é “prioridade da presidência brasileira do G20”.
“O país rejeita tentativas de politizar as atividades da associação, e a Rússia apoia essa posição”, disse o embaixador. “O lado brasileiro tem rejeitado consistentemente as tentativas de politizar as atividades do G20, aderindo à linha da multipolaridade no mundo”, acrescentou.
O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023.
Labetskiy destacou que a presidência brasileira foca em inclusão social, combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável. “O tema da Ucrânia não está entre as prioridades da presidência”, afirmou.
Segundo o embaixador, os laços entre a Rússia e o Brasil são de natureza de uma parceria estratégica e têm uma dinâmica positiva sustentável.
Labetskiy afirmou que estão em andamento os preparativos para uma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula do BRICS em Kazan, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro.