Robin Brooks, especialista em câmbio e economista chefe do Instituto de Finanças Internacionais, associação de finanças, disse que o “Brasil está a caminho de se tornar a Suíça da América Latina.”
“Está surgindo um enorme superávit comercial, diferente de qualquer outro país da região”, afirmou no Twitter.
Brooks postou a imagem de um gráfico comparando o superávit comercial mensal do mês de abril de 2000 a 2021, em US$ bilhões, da Argentina, Brasil, Chile e México.
“Isso vai dar ao Brasil estabilidade externa e uma moeda forte, diferente do resto da América Latina. O Brasil será a âncora da região…”, escreveu.
Ex-estrategista de câmbio do banco Goldman Sachs, Brooks é alemão e estudou na London School of Economics, no Reino Unido, e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Apelidado de “careca Goldman”, já visitou o Brasil algumas vezes e não esconde seu apreço pelo país. No Instagram, chamou o Rio de Janeiro de uma das cidades mais bonitas do mundo. Injusto, porque o Rio é a cidade mais bonita do mundo.
Brazil is on track to become the Switzerland of Latin America. A huge trade surplus is emerging, unlike any other country in the region. This is going to give Brazil external stability and a strong currency unlike the rest of Latin America. Brazil will be the region's anchor… pic.twitter.com/gvGDE0ZKs3
— Robin Brooks (@robin_j_brooks) May 25, 2023